SAÚDE ESCOLAR

A Equipe Monte Azul Em parceria com NASF e Odonto realizaram na Escola um Roda de Conversa sobre Tabagismo 










Vacina do HPV na Escola










Conheça agora o Saúde da Escola, estratégia da Prefeitura do Rio de Janeiro,entre diversas Secretarias, que fortalece e apoia a Estratégia de Saúde da Família, principal meta do Programa Saúde Presente.




Saúde do Escolar: Ação Sobre Pediculose



A equipe Casinhas realizou uma ação sobre pediculose na Escola Municipal Moacyr Scliar. Através de atividades dinâmicas e interação com os alunos, o assunto foi abordado de forma descontraída e abrangente. A pediculose da cabeça é uma doença parasitária, causada pelo Pediculus humanus var. capitis, popularmente chamado de piolho da cabeça. Os piolhos e as lêndeas (ovos que dão origem aos parasitas) prendem-se aos fios de cabelo e acometem principalmente as crianças em idade escolar, em virtude do contato com outras crianças. O piolho é um inseto que não voa, não pula, e pode parasitar o couro cabeludo, corpo e região pubiana, se alimenta de sangue humano e vive em torno de 30 dias. O principal sintoma é uma intensa coceira...

Trabalhos realizados em escolas, com orientação em saúde bucal, escovação, aplicação de flúor, distribuição de kits odontológicos e realização do TRA.









 Equipe Amanhecer realizando Avaliação Antropométrica e Avaliação da Cobertura Vacional na 
Escola Municipal Jorge Euclides












Equipe Agape Realiza Avaliação Antropométrica na 
Escola Municipal Jorge Euclides 





 A realização da avaliação antropométrica realizada na escola , com participação dos professos de uma forma interativa juntamente as crianças entre 4 e 5 anos. Avaliação da caderneta de vacinação e orientação sobre alimentação saudável. 






Equipe Alpha Realiza Avaliação Antropométrica na 
Escola Municipal Jardim Guararapes 



No dia 19 de junho a equipe Alpha da ESF do CMS Profº Edgard M Gomes
Realiza avaliação Antropométrica na turma 1802 com 32 alunos da Escola
Municipal Jardim Guararapes. A orientação alimentar ajuda os jovem a 
ter uma vida social saudável.


Equipe Casinhas vacina contra Influenza               

Na última quinta-feira (24/05/2012), a Equipe Casinhas realizou a vacinação contra Influenza nas crianças matriculadas no Espaço de Desenvolvimento Infantil (nome!).
Acompanhadas de seus responsáveis, foram vacinadas crianças de 6 meses a menores de 2 anos, divididas em 2 berçários.
Cabe ressaltar que a Campanha de Vacinação contra a Gripe prossegue até a próxima sexta-feira, dia 1° de Junho.
Se você faz parte do público-alvo e ainda não se vacinou, basta procurar um dos 34 mil postos de saúde espalhados por todo o Brasil. A meta é vacinar idosos a partir de 60 anos, gestantes, indígenas, trabalhadores da área da saúde e crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade. Este grupo é considerado como prioritário por ser vulnerável a desenvolver a forma mais grave da doença.
A vacinação contra a gripe é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Brasil e hemisfério sul, entre eles o da Influenza A (H1N1).
Lembre-se: “Proteger é cuidar”.








Fonte: Portal da Saúde. http://portalsaude.saude.gov.br








Na avaliação nutricional realizada na creche de nova cidade- Inhoaiba -Rio de janeiro foram avaliadas 96 criança que ficam em período integral na creche.
 Em 2006 foi lançada pela Organização Mundial de Saúde – OMS as novas Curvas para Avaliação do Crescimento da Criança de 0 a 5 anos. A recomendação para a elaboração de novas curvas foi aprovada pela Assembléia Mundial de Saúde da OMS, em 1994 e desde então o Programa de Nutrição da OMS coordenou um estudo mundial que teve início em 1996 com a participação de paises representativos das seis principais regiões geográficas do mundo que foram o Brasil (Pelotas) - representando a América Latina-, Ghana (Accra), Índia (Nova Delhi), Noruega (Oslo), Oman (Muscat) e Estados Unidos (Davis). 

    As novas curvas de crescimento constituem um importante instrumento técnico para medir, monitorar e avaliar o crescimento de todas as crianças de 0 a 5 anos, independente da origem étnica, situação sócio-econômica ou tipo de alimentação. Desnutrição, sobrepeso, obesidade e condições associadas ao crescimento e à nutrição podem ser detectadas e encaminhadas precocemente na criança. Com a utilização dessas novas curvas pais, profissionais de saúde e gestores de políticas públicas tomarão conhecimento dos padrões do que constitui uma boa nutrição, saúde e desenvolvimento infantil.  A grande preocupação com o aumento da obesidade infantil e o lançamento do padrão de crescimento para crianças pré-escolares pela Organização Mundial da Saúde - OMS em abril de 2006 fizeram com que se tornasse urgente o desenvolvimento de uma referência de crescimento única para a avaliação de crianças, em idade escolar, e adolescentes. Além disso, à medida que os países implementaram o padrão de crescimento para menores de 5 anos de idade, o intervalo entre todos os percentis e as referências existentes para avaliar o crescimento de crianças maiores tornou-se motivo de muitas dúvidas. Muitos países destacaram também a necessidade de existir curvas de Índice de Massa Corporal - IMC iniciando aos 5 anos e que estas permitissem o cálculo ou delineamento das curvas de qualquer percentil ou escore-z em uma escala contínua dos 5 aos 19 anos. 

    A necessidade de harmonizar as ferramentas de avaliação do crescimento fez com que um grupo de especialistas se reunisse em janeiro de 2006, com o apoio da OMS, para avaliar a viabilidade do desenvolvimento de uma referência nacional de crescimento para crianças em fase escolar e adolescentes. Os especialistas sugeriram que a referência de crescimento deveria ser construída para esse grupo de idade utilizando-se dados históricos já existentes e discutiram os critérios de seleção dos bancos de dados. 

    A OMS, em seguida, iniciou um processo de identificação dos bancos de dados existentes em diversos países. Porém, até mesmo os estudos mais promissores apresentaram grande heterogeneidade em relação aos métodos, qualidade dos dados, tamanho de amostras, categorias de idade, situação socioeconômica das crianças participantes e diversos outros fatores decisivos para a construção da curva de crescimento. Dessa forma, muito provavelmente uma curva construída a partir de dados tão heterogêneos não coincidiria com os dados do padrão de crescimento da OMS aos 5 anos para os diferentes indicadores antropométricos. 
 A Caderneta de Saúde da Criança é o instrumento usado para orientar o monitoramento nutricional de crianças menores de 10 anos. A Caderneta lançada em janeiro de 2007 está sendo distribuída em todo o Brasil para as crianças nascidas a partir daquele ano e apresenta as curvas para avaliação de crescimento de meninas e meninos de 0 a 10 anos. Nela, as crianças de 0 a 5 anos já são avaliadas com as curvas de crescimento da OMS (2006). Essa Caderneta apresenta também conteúdos informativos para a família e profissionais de saúde com destaque para o cuidado da criança, seu desenvolvimento, prevenção de acidentes e violência e novo calendário vacinal com a inclusão da vacina para rotavírus. Uma nova versão, prevista para 2009, será lançada para incorporar as curvas de crescimento da OMS (2007). Acesse aqui a "Caderneta de Saúde da Criança" lançada em janeiro de 2007. 

    Toda criança menor de dez anos tem o direito de possuir um exemplar da Caderneta, que tem distribuição nacional, sendo entregue às mães na maternidade ou, se isto não ocorrer, quando estas forem a algum Estabelecimento Assistencial de Saúde - EAS. Cada criança deve possuir apenas uma Caderneta, onde são anotadas e atualizadas as informações mais importantes sobre a história da sua saúde, como intercorrências, monitoramento do crescimento, mediante os gráficos de peso por idade e estatura por idade, e o controle das imunizações e suplementação medicamentosa de ferro, desde o nascimento. 

    A mãe ou responsável deve ser muito bem orientada para compreender as informações contidas na Caderneta de Saúde da Criança, guardá-la em boas condições e apresentá-la em todos os contatos com profissionais e/ou serviços de saúde, pois se trata de instrumento de caráter motivacional e educativo para a melhoria da saúde infantil, dentro da abordagem dos cuidados primários de saúde. 

Outras informações sobre as Curvas de Crescimento

imagem pdf  Apresentação em Power Point das Curvas da OMS

imagem pdf  Caderneta de Saúde da Criança – versão de janeiro de 2007 


Publicações

imagem pdf  Artigo em inglês sobre as Curvas da OMS (2006): 
Mercedes de Onis, Cutberto Garza, Cesar G. Victora, Maharaj K. Bhan, Kaare R. Norum.The WHO Multicentre Growth Reference Study (MGRS): Rationale, planning, and implementation. Food and Nutrition Bulletin 2004: 25 (1 supplement 1): S1- S45. 

imagem pdf  Texto em português sobre as Curvas da OMS (2007): 
Cesar G. Victora, Cora L. Araújo, Mercedes de Onis. Uma nova curva de crescimento para o século XXI (Versão preliminar de capítulo de livro gentilmente cedida pelo Dr. Cesar Victora à CGPAN). 

imagem pdf  Artigo em inglês sobre as Curvas da OMS (2007): 
Mercedes de Onis, Adelheid W Onyango, Elaine Borghi, Amani Siyam, Chizuru Nishida & Jonathan Siekmann. Development of a WHO growth reference for school-aged children and adolescents. Bulletin of the World Health Organization 2007; 85: 660–667. 


Sites

  Curvas da OMS (2006): http://www.who.int/childgrowth/en/ 


   Curvas da OMS (2007): http://www.who.int/growthref/en/ 

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Filomena, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3377-2850

Tecnologia do Blogger.